Dúvidas…

Olá companheiros,

Quando faço uma reflexão sobre a “nova” concepção de educação integral, ou seja, aquela que parte do pressuposto que o Bairro é uma escola, sempre me preocupo com a questão dos docentes. Essa preocupação surge quando a idéia de que “todos são educadores” é fomentada. Dentro da perspectiva dessa concepção, as atividades no contraturno são desenvolvidas por agentes educadores, ou seja, estagiários, oficineiros ou mães educadoras. Esse fato me intriga, pois acredito que estagiários são estudantes que estão em campo para aprender, assim devem estar acompanhados de um professor. Além disso, acredito que tanto os oficineiros, quanto às mães educadoras também devem compartilhar da presença de um docente, para melhor mediação do processo ensino-aprendizagem.
Nesse momento, antes de continuar esse desabafo/ comentário, vale acrescentar que acredito sim que “todos os indivíduos” têm sempre algo a ensinar e que não estou com medo de que minha profissão deixe de existir. No entanto, fico me perguntando: “Para que estudei tanto, se o “fulano ali da esquina” pode dar aula em meu lugar?” Volto a frisar que todos têm sempre algo a transmitir! Acontece que, quando estamos nos graduando na área da educação, estudamos um currículo que abrange uma série de disciplinas, tais como: sociologia, filosofia, psicologia do desenvolvimento, entre outras. Todas com o propósito de nos fazer entender como funciona o universo humano. Aprendemos uma gama de teorias que buscam orientar a prática docente; ações como falar, escrever e mediar podem tanto estimular, como desestimular um indivíduo, bem como traumatizá-lo. Daí surge a minha preocupação….será que ‘todos” estão preparados para atuar como docentes?
Educação é coisa séria!!! Não somos médicos, mas salvamos vidas. Assim, faço a seguinte pergunta: vocês acham que estou sendo muito radical??

Alessandra Victor

Deixe uma resposta

