“Seminário Educação Integral/Integrada e(m) tempo integral: análises qualitativas”

Caroline Marchiori

No último dia 10, o NEEPHI promoveu o evento intitulado “Seminário Educação Integral/Integrada e(m) tempo integral: análises qualitativas” para apresentar, discutir e refletir sobre os resultados da pesquisa qualitativa realizada pelo grupo em 2009 e 2010.

O seminário contou com a presença dos integrantes no NEEPHI e ainda com representantes dos municípios pesquisados pelo grupo, sendo eles:

Russas                                               –                      CE

Natal                                     –                      RN

Recife                                                         –                        PE

São Sebastião do  Passé                  –                      BA

Colatina                                             –                      ES

Nova Friburgo                                  –                      RJ

Olímpia                                             –                      SP

São Paulo                             –                     SP

 É relevante destacar que alguns municípios, por motivos de força maior, não puderam enviar seus representes.

O seminário contou com as apresentações, feitas pelos professores pesquisadores, de cada experiência visitada, juntamente com os representantes dos municípios que puderam apresentar e discutir questões que por alguma razão não haviam sido explanadas ou ainda sobre mudanças ocorridas desde a pesquisa.

Em um segundo momento, o seminário contou com a apresentação* dos desafios e contribuições das experiências para o debate, destacando o que a pesquisa apontou como sendo mais relevante nessas duas categorias. Os desafios foram:

–                    Espaços Físicos / Infraestrutura das escolas;

–                    Participação das famílias;

–                    Recursos Humanos;

–                    Ausência de Legislação específica e/ou Normatização dos projetos/programas nos municípios;

–               Integração entre professores e monitores;

–               Formação Continuada dos profissionais envolvidos;

–               Disponibilidade de recursos financeiros;

–               Continuidade da política (ir para além de um programa de governo);

 As contribuições:

–                    Foco na melhoria da aprendizagem dos alunos;

–                    Melhoria no Rendimento escolar;

–                    Impactos relacionados a mudanças de comportamento e autoestima dos alunos;

–                    Criação de um Setor de Educação em Tempo Integral no âmbito das Secretarias Municipais de Educação (Natal-RN e Colatina-RN);

–                    Experiências de ampliação de jornada escolar anteriores ao Programa Mais Educação;

–                    Horário de estudo e planejamento para os professores;

–                    Tempo Integral como opção para alunos;

–                    Escola como centro da atividade educativa;

–                    Profissionais que atuam no horário integral são todos professores (Olímpia, Colatina e Russas).

 O seminário promovido proporcionou reflexões bastante ricas no que tange o desenvolvimento da ampliação da jornada escolar nos municípios visitados, além da troca entre as experiências.  Possivelmente auxiliará na construção de novos caminhos para Educação Integral nesses municípios, tendo em vista os questionamentos realizados a partir das experiências.

 *As contribuições e os desafios foram elaborados pelos bolsistas da pesquisa MEC/SECAD/UNIRIO e tiveram como base o relatório de pesquisa disponível em:

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